Fonte de Código

Limpo, fluído e refrescante
 

11.5.12

Programar e codificar: uma reflexão

Aqui vai uma pequena reflexão do meu dia a dia como programador de interface web:

Uma amiga programadora me chama no Skype e pergunta se posso ajudar a resolver um problema com o código HTML de um site que ela está ajustando (na verdade, CSS, pra quem é da área), eu identifico e resolvo o problema em torno de 5 minutos, pois já havia passado pelo mesmo problema várias vezes antes. Ela, entretanto, estava horas tentando resolver, e fica muito agradecida.

Para um programador puro, que faz programação e não codificação (como é o meu caso) a noção de formas e design não é tão boa quanto a noção lógica e matemática, pois eles lidam muito mais com as últimas do que com as primeiras. Eu, no caso, sou exatamente o inverso disso...

Desse modo, não faria sentido eu me achar "um programador de interface foda" somente porque resolvi um problema que minha amiga estava horas tentando solucionar... O dia que eu tiver um problema que envolva lógica de programação, e não design, provavelmente serei eu a pedir ajuda pra ela.

E a empresa em si, tem a sorte de poder contar com essa comunicação e amizade entre seus funcionários (a minha empresa nos chama "colaboradores", que acho bem melhor), pois as horas de trabalho da minha amiga, ao invés de se estenderem ainda mais, se "encolheram" para 5 minutos.

É por isso que acredito que ambientes de trabalho assim têm muito a ensinar para outros sistemas de trabalho, no mundo todo.

Marcadores: , , ,

  • Adicionar ao Delicious
  • Adicionar ao Digg
  • Adicionar a Technorati
  • Adicionar ao seu mural no Facebook
  • Adicionar como tweet no seu Twitter

0 comentários:

Postar um comentário

<< Home